coruja

O Porquê?

Acreditamos na liberdade de pensamento, na expressão das emoções e no relacionamento afetivo como pilares de comunidades mais felizes. Através de profissionais de qualidade e de uma forte interação com pais e pessoas visionárias, conseguimos construir uma instituição centrada no desenvolvimento de crianças que crescem impulsionadas pelo sonho de serem mais.

Acredite também: seja criança connosco: traga a criança até nós!

Princípios Pedagógicos Orientadores

Acreditamos que cada criança é um ser único, diferente, com interesses, desejos e necessidades específicas.

Acreditamos na família. Promover um ambiente em que os pais e os profissionais, trabalhem em conjunto, favorece a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança. Valorizamos os saberes dos pais, tornando-os úteis ao contexto de sala e às aprendizagens das crianças.

Acreditamos que a criança é um sujeito activo no seu processo educativo, é construtora do seu conhecimento, e que o faz a partir das interacções que estabelece com as outras crianças, adultos e com o meio em que vive.

Acreditamos que a aprendizagem se faz também numa dimensão social, onde a dinâmica de interacção e troca se estabelece e ganha um maior sentido quando é feita entre crianças com diferentes faixas etárias.

Instalações
Acreditamos que a criança para se desenvolver precisa de um ambiente institucional que proporcione segurança, tranquilidade e alegria.

Acreditamos que um currículo bem estruturado tem em conta o currículo natural da criança, parte do que ela já sabe, porque a infância é um mundo de saberes.

Acreditamos que a conceptualização e desenvolvimento de um currículo adequado, decorre também de um permanente investimento do educador na sua própria formação e na formação dos restantes adultos envolvidos no ambiente educativo.

Acreditamos que o Educador é um profundo conhecedor do desenvolvimento das crianças, que vê cada criança como um ser com ritmos de aprendizagem próprios, que têm que ser respeitados.

Acreditamos que o Educador é estimulador de aprendizagem, que se preocupa em aprofundar e alargar os conhecimentos das crianças, e ao mesmo tempo tem em conta que estes correspondam aos seus interesses e lhes façam sentido.

Acreditamos que o brincar é a base da infância, é a partir dele que a criança interage, descobre, aprende, inquieta-se intelectualmente, afirma-se, cresce emocionalmente… A brincadeira é para a criança, uma fonte de profunda satisfação, desafio, prazer, recompensa.

Acreditamos que a qualidade da educação de infância é uma base segura para termos crianças mais felizes.