O Pré-Escolar enquadra-se num Acordo de Cooperação celebrado com o Centro Regional de Segurança Social de Aveiro e o Ministério da Educação. A última revisão data de 16 Julho de 2009.
Os modelos curriculares que orientam a nossa prática são o modelo High Scope e o Movimento da Escola Moderna.
Na abordagem High Scope a aprendizagem é vista como uma experiência social envolvendo interações significativas entre crianças e adultos. “A aprendizagem ativa, através da experiência direta e imediata com objetos, pessoas, ideias e acontecimentos, é uma condição necessária para a reestruturação cognitiva e favorece o desenvolvimento (Hohmann, Weikart, 1995, pag.16).
No modelo High Scope a criança é vista como um sujeito ativo, construtora do seu próprio conhecimento à medida que transforma as suas ideias e interações em sequências logicas de pensamento e acção, à medida que trabalha com materiais diversificados, que os explora e os concretiza numa grande variedade de maneiras. Como pressuposto do processo educativo, defendemos a par com este modelo a organização vertical dos grupos, a valorização da autonomização, a responsabilização, a iniciativa, a expressão livre, o estímulo à pesquisa, à interajuda, à colaboração.
A par com estas linhas de ação são trabalhadas, áreas de contende definidas nas orientações curriculares emanadas pelo ministério da educação: